Negócios

Páscoa: oportunidades muito além dos chocolates

Com a proximidade da Páscoa, veja como gerar oportunidade de negócios!

Icone de data Publicado em 31/03/2023
Banner principal da pagina interna do

Não só para os negócios de alimentos e bebidas, a páscoa traz diversas oportunidades para os pequenos negócios.

A época doce e seus benefícios

A celebração que faz parte do calendário cristão e não tem uma data exata. Costuma ocorrer entre o fim dos meses de março e abril, e em 2023 será no dia nove de abril. A data engloba um perfil amplo de clientes, de larga faixa etária, diferentes classes sociais e gêneros. Os coelhos marcam a identidade visual do período e o ponto forte é o comércio de itens alimentícios, como doces e chocolates, principalmente no formato de ovos.

Cestas de café da manhã, kits com produtos artesanais e coloniais são outros diferenciais do período. A Páscoa também teve um outro tipo de perfil de compras em 2022. O faturamento total aumentou em 8,8% em comparação a 2021, mas houve uma queda na compra de ovos de Páscoa e um aumento no consumo de bombons e barras de chocolate. Diante das dificuldades econômicas, é possível que esse comportamento de consumo se repita.

Jornada de compra

O dia a dia já é suficientemente complicado para que o momento das compras apresente barreiras
entre os clientes e os produtos. Por isso é fundamental garantir que a jornada de compra seja a mais simples possível, ainda mais no meio digital.

Aposte em estratégia “figital”

“Figital” ou “phygital” é um termo que une as palavras físico e digital e busca indicar, exatamente, a importância no alinhamento das operações presenciais e on-line. O “figital” acompanha um perfil de cliente que utiliza tanto os meios digitais quanto os físicos, de maneira concomitante, na hora de pesquisar e realizar uma compra. Integrar esses espaços é fundamental para uma estratégia de sucesso no “figital”.

Pós-compra

Tão importante quanto ter uma experiência de compra satisfatória é ter suporte em caso de trocas, dúvidas ou reclamações: daí a importância do pós-compra. O cliente precisa se sentir atendido após o processo de compra, portanto, esteja disponível em diferentes canais para responder a eventuais questionamentos ou mesmo trabalhar com vistas à resolução de problemas, quando eles surgirem.

Tendências de consumo para o ano de 2023

  1. Tecnologia “humanizada”: a comunicação com clientes por meio de robôs ou inteligência artificial (IA) é uma tendência que foi bem aceita, porém não se pode negligenciar o aspecto humano. É importante ter um “toque humano” para que haja uma conexão emocional com o consumidor.

  2. Preocupação com o orçamento: diante das dificuldades econômicas, famílias do mundo todo têm planejado melhor o que consumir. Estratégias de descontos, outras possibilidades de consumo, como assinaturas e parcelamentos, são formas criativas de manter o consumidor comprando.

  3. Sustentabilidade: a preocupação com a origem dos produtos e a produção de lixo tem se tornado um fator decisivo no momento da compra. Os consumidores estão apreensivos sobre como afetam o meio ambiente e preferem marcas que compartilhem da mesma visão.

  4. Nova geração de consumidores: nascidos na era digital, os Gen Z já fazem parte do mercado consumidor e têm outra forma de consumir. Ao se informarem principalmente pelas redes sociais, confiam nas avaliações de outras pessoas e buscam marcas que compartilham de valores parecidos com os seus.

 

 

 

 

Confira também

Food Service Icone de uma seta

Qual o papel do fermento nas receitas de padaria e confeitaria?

O uso do fermento necessita de alguns cuidados e expertise do profissional da padaria ou confeitaria para que não ocorram problemas.

Negócios Icone de uma seta

Aposte em um Espaço Instagramável e transforme completamente a presença de sua empresa nas redes sociais!

Aqui, veremos como um espaço instagramável eleva o seu negócio.

Food Service Icone de uma seta

Qual a melhor farinha de trigo para pães suaves?

Os ingredientes utilizados influenciam diretamente no resultado final

Food Service Icone de uma seta

Como adaptar receitas internacionais com ingredientes nacionais

É preciso considerar os ingredientes nacionais e as frutas da estação para inovar nas receitas.

Food Service Icone de uma seta

Dicas para avaliar e manter a qualidade da farinha

O tipo de trigo e a qualidade do grão são essenciais para a excelência do produto final

Negócios Icone de uma seta

Os 10 tipos de pães que você precisa conhecer

Listamos os10 tipos de pães que você precisa conhecer!

Sustentabilidade Icone de uma seta

Como utilizar a calculadora de emissão de carbono

Veja como tomar medidas mais sustentáveis para o negócio e para o planeta

Food Service Icone de uma seta

Farinha específica para pastéis

Saber escolher a farinha ideal para salgados, principalmente pasteis, é fundamental para um bom resultado.

Food Service Icone de uma seta

Pizza tradicional doce: como inovar nos sabores de recheios

Além da pizza tradicional, aproveite para descobrir os sabores e combinações mais criativas no Brasil e no mundo.

Food Service Icone de uma seta

Receitas de verão Academia Bunge: Piadina

Com a chegada dos dias ensolarados e das temperaturas mais altas, nada é mais revigorante do que explorar novas receitas que capturam a leveza e os sabores vibrantes da estação.

Entrar

Não possui acesso?

Clique no botão abaixo e cadastre-se, é GRÁTIS!

Criar conta