Negócios
Descubra como construir um cardápio digital
Com a implementação do cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada para o seu consumidor.


A implementação de novas tecnologias que facilitem o dia a dia das pessoas e também dos funcionários já é uma realidade no segmento de alimentação, restaurantes e padarias. Entre as mais conhecidas tecnologias estão a utilização de tablets para fazer pedidos e o uso de QR Codes para consultar cardápio digital, que ajudam a agilizar os processos da cozinha ao reduzir o tempo de entrega do prato.
O cardápio digital é uma ferramenta importante para mostrar os produtos e valorizar os seus aspectos visuais, trazendo fotos atraentes do que seu estabelecimento oferece. Outra parte boa dessa tecnologia é a experiência do público, que é cada vez mais valorizada pelos consumidores. Afinal, a decisão de frequentar um estabelecimento hoje também é tomada pelo tempo de espera ali e, com tecnologia, a ideia é que as entregas sejam mais rápidas.
Quer saber como implementar essa tendência de cardápio digital no seu estabelecimento? Continue lendo o nosso artigo especial!
Confira a seguir o passo a passo para construir um cardápio digital
1. Pesquisa de plataformas: comece pesquisando diferentes plataformas de cardápio digital disponíveis no mercado, como aplicativos móveis, websites personalizados ou sistemas integrados. Busque também possibilidades dentro do seu orçamento, ou seja, pense em alternativas que não necessariamente devem te onerar mais custos.
2. Seleção do software: escolha o software que melhor atenda às necessidades do seu restaurante, considerando recursos como personalização, compatibilidade com dispositivos móveis e integração com seu sistema de ponto de venda (PDV).
3. Digitalização do cardápio: digitalize todo o seu cardápio, incluindo descrições de pratos, preços, imagens de alimentos e informações nutricionais, se relevantes. Certifique-se de que o design do cardápio digital seja atraente, fácil de ler e reflita a identidade visual do restaurante.
4. Treinamento e integração: treine a equipe de atendimento para utilizar o cardápio digital e fornecer assistência aos clientes que possam ter dúvidas sobre o uso da tecnologia.
5. Feedback e análise de dados: colete feedback dos clientes sobre a experiência do cardápio digital e esteja aberto a fazer melhorias com base nesses comentários. Utilize os dados coletados pelo cardápio digital para analisar o desempenho dos pratos, identificar tendências e tomar decisões sobre o menu e os preços.
Benefícios e vantagens da implementação do cardápio digital
Para Ricardo Rinaldo, CEO da On Food, uma das principais vantagens de adotar um cardápio digital em comparação aos cardápios tradicionais é a atualização mais rápida. Quando falamos em atualização é com relação aos pratos disponíveis, fotos e preços, pois isso no papel acaba demorando muito e, muitas vezes, o empresário vai deixando de lado por conta de outras prioridades.
“Agora, no digital, essa troca é automática, além da vantagem econômica e até mesmo em questões de sustentabilidade, pois reduz o uso do papel”, destaca. Outro benefício é a possibilidade de evidenciar os pratos com uso de fotos bem produzidas e que possam gerar o famoso “appetite appeal”.
Com a implementação de um cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada ao seu consumidor, e isso está muito ligado ao uso da tecnologia, promovendo mais facilidade no dia a dia. “Por exemplo, se você chega em uma padaria que não tem o digital e apresenta os seus pratos em um cardápio feio e amassado, a experiência do cliente é prejudicada”, complementa. Logo, é um investimento que vale a pena e, de acordo com o CEO, traz um retorno bem positivo.
Ainda segundo o especialista, existem alguns desafios também que envolvem a necessidade de um investimento financeiro e a capacitação dos funcionários para saberem lidar com essa nova tecnologia. “No entanto, quando isso é feito, é muito mais fácil manter e usar os dados que são coletados por esse tipo de sistema para melhorar a estratégia de negócio”, finaliza.
Sabia que as estratégias de marketing digital podem te ajudar a alavancar o sucesso do seu negócio? Clique na área Cursos aqui na Academia de Negócios Bunge e confira os cursos gratuitos sobre o tema!
Confira também
Negócios
5 passos para abertura de CNPJ
Entenda como abrir seu CNPJ passo a passo, escolher o tipo de empresa ideal, definir regime tributário, evitar erros e legalizar seu negócio com segurança e simplicidade.
Negócios
Kits econômicos para o Dia dos Namorados: como padarias e confeitarias podem faturar mais com criatividade
Descubra como sua padaria ou confeitaria pode criar kits econômicos para o Dia dos Namorados e aumentar as vendas com produtos simples, criativos e cheios de afeto.
Negócios
Dia do Chef de Cozinha: Como a Academia Bunge transforma negócios
No Dia do Chef de Cozinha, celebramos os profissionais da Academia Bunge que vão além da técnica e transformam negócios em todo o Brasil. Por meio de consultorias personalizadas, escuta ativa e soluções sob medida, esses chefs são verdadeiros parceiros estratégicos que impulsionam inovação, produtividade e resultados concretos em padarias e confeitarias de norte a sul do país.
Negócios
Checklist para abertura de negócio no food service
para garantir o sucesso, é essencial seguir um planejamento cuidadoso e estar atento a todos os detalhes
Negócios
Dicas úteis sobre direito do consumidor no food service
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma legislação essencial para garantir relações justas e transparentes entre empresas e consumidores.
Negócios
Como a mulher empreendedora movimenta o setor de confeitaria
No segmento da confeitaria, as mulheres têm se destacado como verdadeiras líderes e inovadoras, transformando o mercado com sua criatividade e dedicação.
Negócios
Dicas de planejamento estratégico para se preparar para 2025
O planejamento estratégico anual é um processo de organização que define objetivos claros para o próximo ano.
Negócios
Dicas para escolher profissionais para montar uma equipe para a sua padaria
Veja como escolher pessoas para trabalhar na sua equipe de padaria
Negócios
Confeiteiro iniciante: como se tornar MEI e regularizar o pequeno negócio
Ser MEI traz benefícios como a emissão de notas fiscais, acesso a direitos previdenciários e maior credibilidade no mercado.
Negócios
Como reduzir o desperdício no estabelecimento com o método FIFO
FIFO é um sistema de organização de estoques que prioriza a utilização dos itens mais antigos antes dos mais novos.
Negócios
Parcerias: por que elas são tão importantes para o negócio?
É essencial entender que elas vão muito além de um simples acordo comercial
Negócios
Como usar farinhas para bolos e doces leves no verão
Padarias e confeitarias precisam se adaptar à estação quente
Negócios
Receita de chef da Academia Bunge: duas receitas de pão com fermento natural
Para o preparo do fermento natural indicado pelos nossos chefs, será utilizada uma técnica que facilita bastante o dia-adia, além de garantir a utilização de apenas um tipo de farinha.
Negócios
Mitos e verdades sobre pão integral e de fermentação natural
O pão integral e o pão de fermentação natural têm ganhado popularidade entre consumidores conscientes e por parte dos profissionais que percebem um aumento na procura por esse tipo de produto em seu estabelecimento de panificação.
Negócios
Marketing para sua padaria e confeitaria: como aplicar
O marketing pode ser uma ferramenta poderosa para destacar seu negócio e garantir um fluxo constante de consumidores.
Negócios
Preparo de pizza doce: cuidados da montagem até a hora de assar
O Brasil é um grande apreciador e consumidor quando se fala em pizza, além de ser um país bem criativo na hora de desenvolver recheios com sabores para pizza doce bem variados.
Negócios
Passo a passo para criar o fermento natural em sua padaria
Para o preparo do fermento natural indicado pelos nossos chefs, será utilizada uma técnica que facilita bastante o dia-adia, além de garantir a utilização de apenas um tipo de farinha.
Negócios
Autólise: você sabe o que é e a importância para a panificação?
A autólise reduz o tempo e a intensidade de amassamento, diminuindo o esforço físico necessário para preparar a massa, o que é especialmente benéfico para quem faz pão manualmente.
Negócios
Curso de confeitaria: aprenda a finalização de bolos confeitados
Se você está se preparando para entrar no mercado da confeitaria, a capacitação é fundamental.
Negócios
Perfis de clientes: por que é tão importante entender o seu público?
Entender o público do seu negócio é crucial para oferecer produtos e serviços que atendam às preferências de cada cliente, que é único e possui as suas particularidades.