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Descubra como construir um cardápio digital

Com a implementação do cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada para o seu consumidor.

Icone de data Publicado em 18/10/2023
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A implementação de novas tecnologias que facilitem o dia a dia das pessoas e também dos funcionários já é uma realidade no segmento de alimentação, restaurantes e padarias. Entre as mais conhecidas tecnologias estão a utilização de tablets para fazer pedidos e o uso de QR Codes para consultar cardápio digital, que ajudam a agilizar os processos da cozinha ao reduzir o tempo de entrega do prato.

O cardápio digital é uma ferramenta importante para mostrar os produtos e valorizar os seus aspectos visuais, trazendo fotos atraentes do que seu estabelecimento oferece. Outra parte boa dessa tecnologia é a experiência do público, que é cada vez mais valorizada pelos consumidores. Afinal, a decisão de frequentar um estabelecimento hoje também é tomada pelo tempo de espera ali e, com tecnologia, a ideia é que as entregas sejam mais rápidas. 

Quer saber como implementar essa tendência de cardápio digital no seu estabelecimento? Continue lendo o nosso artigo especial!

Confira a seguir o passo a passo para construir um cardápio digital

1. Pesquisa de plataformas: comece pesquisando diferentes plataformas de cardápio digital disponíveis no mercado, como aplicativos móveis, websites personalizados ou sistemas integrados. Busque também possibilidades dentro do seu orçamento, ou seja, pense em alternativas que não necessariamente devem te onerar mais custos.

2. Seleção do software: escolha o software que melhor atenda às necessidades do seu restaurante, considerando recursos como personalização, compatibilidade com dispositivos móveis e integração com seu sistema de ponto de venda (PDV).

3. Digitalização do cardápio: digitalize todo o seu cardápio, incluindo descrições de pratos, preços, imagens de alimentos e informações nutricionais, se relevantes. Certifique-se de que o design do cardápio digital seja atraente, fácil de ler e reflita a identidade visual do restaurante.

4. Treinamento e integração: treine a equipe de atendimento para utilizar o cardápio digital e fornecer assistência aos clientes que possam ter dúvidas sobre o uso da tecnologia.

5. Feedback e análise de dados: colete feedback dos clientes sobre a experiência do cardápio digital e esteja aberto a fazer melhorias com base nesses comentários. Utilize os dados coletados pelo cardápio digital para analisar o desempenho dos pratos, identificar tendências e tomar decisões sobre o menu e os preços.

Benefícios e vantagens da implementação do cardápio digital 

Para Ricardo Rinaldo, CEO da On Food, uma das principais vantagens de adotar um cardápio digital em comparação aos cardápios tradicionais é a atualização mais rápida. Quando falamos em atualização é com relação aos pratos disponíveis, fotos e preços, pois isso no papel acaba demorando muito e, muitas vezes, o empresário vai deixando de lado por conta de outras prioridades.

“Agora, no digital, essa troca é automática, além da vantagem econômica e até mesmo em questões de sustentabilidade, pois reduz o uso do papel”, destaca. Outro benefício é a possibilidade de evidenciar os pratos com uso de fotos bem produzidas e que possam gerar o famoso “appetite appeal”.

Com a implementação de um cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada ao seu consumidor, e isso está muito ligado ao uso da tecnologia, promovendo mais facilidade no dia a dia. “Por exemplo, se você chega em uma padaria que não tem o digital e apresenta os seus pratos em um cardápio feio e amassado, a experiência do cliente é prejudicada”, complementa. Logo, é um investimento que vale a pena e, de acordo com o CEO, traz um retorno bem positivo.

Ainda segundo o especialista, existem alguns desafios também que envolvem a necessidade de um investimento financeiro e a capacitação dos funcionários para saberem lidar com essa nova tecnologia. “No entanto, quando isso é feito, é muito mais fácil manter e usar os dados que são coletados por esse tipo de sistema para melhorar a estratégia de negócio”, finaliza.

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