Food Service

Pesquisa de satisfação para confeitarias

Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra e no pós venda.

Icone de data Publicado em 07/06/2024
Banner principal da pagina interna do

Pós-venda: entenda a importância da pesquisa de satisfação

É fundamental acompanhar a jornada do cliente também após a compra

Um assunto essencial para os negócios é saber a forma de atrair o cliente através de um bom atendimento, e também, do pós venda. Uma boa pesquisa de satisfação torna possível entender as dores e as necessidades dos clientes que frequentam o seu estabelecimento. 

Hoje em dia, o que diferencia uma empresa da outra não é mais o preço ou o produto/serviço que ela oferta, e sim, a experiência que ela entrega para os seus clientes - sendo ela de qualquer tamanho e segmento. O cliente espera um padrão de excelência que exige uma experiência única.

Dentro dessa experiência existem alguns fatores, como o atendimento, a cortesia e a qualidade da experiência. Se você quer saber mais sobre essa jornada de compra e a importância da pesquisa de satisfação nesse processo, continue lendo o nosso conteúdo especial para descobrir!

 

Jornada do consumidor: experiência de compra e o papel da pesquisa nesse processo

Assim que um potencial cliente conhece o seu negócio, o objetivo é sempre surpreendê-lo de uma forma positiva, por isso, é essencial manter o nível de qualidade para fazer com que ele permaneça. Afinal, o cliente sempre chega com uma expectativa, mas quando ela é quebrada e ele se decepciona, isso pode prejudicar futuras interações com a marca. 

O ato de decepcionar chama-se fricção, que é um tema que precisa ser tratado com muito cuidado, pois são desgastes que acontecem na relação com o cliente. Naturalmente, essa fricção prejudica toda a sua jornada. Quando acontece essa decepção, é importante ter em mente que é preciso pensar em formas para reverter isso e entender porque os clientes não voltam ou porque eles reclamam.

O que impede também que novos clientes cheguem até a sua marca, pois atualmente, a primeira coisa que uma pessoa faz quando descobre um novo negócio ou marca que vai solucionar algum problema que ele tenha, é pesquisar na internet por reclamações e pela experiência de outros consumidores.

 

Dicas para avaliar o comportamento do cliente através de pesquisas de satisfação

Um ponto que pode ajudar a metrificar se o cliente gostou ou não da experiência que teve na sua padaria ou confeitaria, é quantas vezes ele retorna, no caso de um estabelecimento físico, ou quantas vezes ele compra em um ambiente online, por exemplo. Só que para isso, é preciso estar sempre atento ao comportamento desses consumidores, isso se dá através de pesquisas prévias e também pesquisas de satisfação após o produto ou serviço serem adquiridos. Confira a seguir algumas dicas para realizar a pesquisa de satisfação:

 

1.     Questionários online: crie um questionário online no Google Forms  e envie por e-mail para os clientes após a visita à padaria ou confeitaria.

2.     Pesquisas em papel: coloque formulários de pesquisa em papel perto do caixa ou em áreas de espera da padaria para os clientes preencherem (importante: tente priorizar a solução online para reduzir o uso de papel no seu estabelecimento e diminuir os prejuízos ao meio ambiente).

3.     Comentários nas redes sociais: incentive os clientes a deixarem feedback e avaliações nas páginas de mídia social da padaria através de comentários em posts ou stories.

4.     Entrevistas presenciais: designe alguém da equipe para perguntar de forma casual durante o atendimento ou através de um momento específico para coletar feedback.

5.     Caixa de sugestões: coloque uma caixa de sugestões visível na padaria onde os clientes possam deixar comentários de forma anônima.

 

Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra, no pós venda, nesse sentido a pesquisa de satisfação faz toda a diferença e essas abordagens podem ajudar a obter uma visão abrangente da satisfação do cliente e identificar áreas para melhoria em sua padaria ou confeitaria. Se você quer saber mais sobre estratégias aplicadas na jornada do cliente, cadastre-se para conferir o curso Jornada Massa na Academia de Negócios Bunge: https://academiadenegociosbunge.com.br/ 

 

Confira também

Food Service Icone de uma seta

4 dicas de como realizar um pós-venda de qualidade para o segmento Food Service

Aqui, veremos como o pós-venda pode ajudar a aumentar as vendas.

Negócios Icone de uma seta

Mês do Croissant: Modelos e como rechear sem danificar a massa

É preciso tomar cuidado na hora de rechear os croissants para evitar que se perca a massa

Negócios Icone de uma seta

Descubra como construir um cardápio digital

Com a implementação do cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada para o seu consumidor.

Food Service Icone de uma seta

Conheça as raízes do Bolo Fraisier e detalhes por trás da famosa receita francesa

A sobremesa é uma receita clássica da confeitaria francesa e muito apreciada em diversos locais do mundo.

Negócios Icone de uma seta

Conheça 03 confeitarias instagramáveis para te inspirar

Os espaços instagramáveis são tão adorados porque proporcionam experiências exclusivas ao cliente.

Negócios Icone de uma seta

5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras

Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros

Food Service Icone de uma seta

3 erros comuns para evitar na fermentação natural

O processo de fermentação natural exige cuidados diários para não perder a massa produzida.

Food Service Icone de uma seta

Dicas para um padeiro iniciante começar a atuar com panificação

Para se tornar um padeiro que saia do óbvio e tenha sucesso em sua jornada é necessário preparo através do estudo e muita dedicação.

Food Service Icone de uma seta

3 receitas de bolo para incluir no cardápio da sua confeitaria

Apostar em receitas de bolo com sabores diferentes pode ser um excelente atrativo para a sua confeitaria.

Food Service Icone de uma seta

Farinha especial para salgados: veja os diferenciais e como preparar a massa

A escolha da farinha certa é um dos segredos para o sucesso de qualquer salgado.

Entrar

Não possui acesso?

Clique no botão abaixo e cadastre-se, é GRÁTIS!

Criar conta