Treinamento de balconista: como atender o cliente na padaria ou na confeitaria
Colaboradores possuem um papel fundamental para gerar experiências positivas
O treinamento adequado do balconista é essencial para garantir um atendimento de qualidade ao cliente pelo funcionário do estabelecimento, seja ele uma padaria, confeitaria ou restaurante.
Durante o primeiro contato, a empresa tem uma grande oportunidade de entregar uma experiência diferenciada para quem frequenta o estabelecimento. É nessa etapa que o cliente avalia se faz sentido ou não estar ali naquele local, consumindo os seus produtos ou serviços, ou se ele vai mudar mediante uma simples insatisfação que ele tenha.
Quando se fala em alimentação, o tema ganha ainda mais atenção. Isso porque o alimento nos remete à memória afetiva, muitas vezes. Logo, quando nos sentimos bem em um estabelecimento, e o atendimento tem muita responsabilidade nisso, queremos voltar.
Quer saber como preparar a sua equipe para atender o público de maneira excepcional? Continue lendo o nosso artigo especial sobre o assunto!
Confira as dicas para encantar o cliente desde o primeiro contato
Neste artigo, o foco é de fato o balconista, pois ele está ali na linha de frente. Entretanto, o preparo de todos os funcionários da padaria ou confeitaria é que vai fazer com que o cliente tenha uma ótima experiência de compra.
Com habilidades de comunicação aprimoradas, conhecimento dos produtos oferecidos e atenção às necessidades dos clientes, tanto os balconistas quanto os outros colaboradores possuem um papel fundamental, pois eles são responsáveis por criar experiências positivas para os consumidores e ajudar a impulsionar as vendas.
Abaixo trouxemos alguns pontos fundamentais para o treinamento de balconista, a fim de garantir um atendimento ao cliente de qualidade superior no seu estabelecimento:
· Padronização do atendimento com manuais e scripts.
· Treinamento constante com dramatização, que é simular situações.
· Abrir canal de relacionamento e registrar tudo para servir de aprendizado.
· Sensibilidade para entender o humor do cliente e adaptar o atendimento de acordo com cada momento e tipo de público.
Outro ponto importante é a intervenção com argumentos, ao perceber que o cliente está saindo insatisfeito com o serviço ou não encontrou o produto. O ideal é intervir na hora em que isso acontece, principalmente quando ele veio pela primeira vez conhecer o espaço. Nesse momento, o funcionário deve propor uma solução para mostrar que nem sempre é assim e que vale a pena ele voltar em outra oportunidade.
Experiência do cliente: entenda a importância desse assunto
De acordo com Erick Paulino, Head Trainer especialista em comportamento humano e organizacional e ministrante do Curso Jornada Massa da Academia de Negócios Bunge, por trás de todo o negócio existem pessoas que precisam sempre buscar melhorias para entregar uma boa experiência para o seu público com eficiência e padronização.
Uma das questões mais importantes nesse tipo de estabelecimento, que possui o contato direto com o cliente, é a interação com as pessoas. “Então, se o atendente é sempre proativo, possui uma boa apresentação, fardamento adequado, cortesia e possui a perspicácia de perceber os possíveis pontos de fricção, além de agilidade na hora de solucionar problemas, ele já se destaca dos demais” ressalta.
No entanto, de nada adianta ter um colaborador que recebe o cliente com um sorriso, com educação e com todo o carinho, fazendo um trabalho superinteressante com ele, se nem todos os colaboradores estão fazendo o mesmo. “Nisso, entra a padronização, então é essencial uniformizar o atendimento para melhorar o nível de serviço”, complementa.
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