Food Service
Boas práticas na cozinha da padaria ou confeitaria para evitar contaminações
Estabelecer práticas de segurança e higiene é fundamental neste tipo de negócio


Quando falamos na manipulação dos alimentos na cozinha, é importante que as mãos estejam sempre limpas, os itens de proteção para cabelos e barba são essenciais. Os cuidados com higiene e segurança alimentar em cozinhas de estabelecimentos alimentícios, como as padarias, são fundamentais para evitar os principais riscos de contaminação, tanto direta quanto cruzada, assegurando assim produtos de qualidade.
A seguir, abordaremos a importância das boas práticas nos cuidados com os alimentos na cozinha, que vão desde a produção até chegar ao cliente final, seja para consumo no local ou para levar. Continue lendo para saber mais!
Comportamento do consumidor e cuidados na cozinha: qual é a relação?
De acordo com dados divulgados recentemente referentes a uma pesquisa realizada pela consultoria especializada em food service, a Galunion, entre os fatores principais para os brasileiros decidirem o local para comer está a limpeza e higiene, com 56% dos brasileiros entrevistados.
Em seguida, são apontados o sabor dos alimentos e o preço justo, com 51% e 50%, respectivamente. A pesquisa for realizada remotamente, no mês de agosto de 2024, com 1028 participantes. O estudo aponta ainda que a maioria dos brasileiros pretende gastar com alimentação fora do lar em 2025.
Entre eles, 58% pretendem investir cada vez mais na alimentação fora do lar, por isso os restaurantes, padarias, confeitarias e outros estabelecimentos alimentícios precisam estar atentos às necessidades desse público.
Além de um bom mix de opções no cardápio e insumos de qualidade, o mais importante é a, limpeza na cozinha para garantir a qualidade e segurança dos pratos que eles irão consumir.
Os perigos de contaminação nos alimentos para a saúde do consumidor
Existem muitos perigos que são circunstâncias que prenunciam um mal para uma pessoa, ou seja, um dano à saúde e/ou à integridade física do indivíduo. Perigo é também o agente que provoca tal situação.
No caso de alimentos, os perigos são agentes biológicos, químicos ou físicos, ou condição do alimento, com potencial de causar um efeito adverso à saúde do consumidor. Um alimento contaminado pode conter perigos de diversas naturezas. Podem ser:
Perigos Físicos
● Fragmentos de vidro, plástico ou metal
● Insetos, pelos de roedores e fezes
● Lascas de madeira e objetos pontiagudos
Perigos Químicos
● Resíduos de inseticidas, detergentes e desinfestantes
● Micotoxinas (toxinas fúngicas)
● Melhoradores de massa e conservantes
● Corantes e ingredientes alergênicos (glúten, soja, trigo)
Perigos Biológicos
● Microrganismos patogênicos (bactérias, vírus, parasitos)
● Toxinas bacterianas
*Fonte: O Programa Alimentos Seguros - PAS
Principais cuidados na cozinha para evitar contaminação dos alimentos
Para Joaquim Vicente, chef da Academia de Negócios Bunge, é preciso ter sempre uma grande preocupação com a limpeza dos ambientes onde serão produzidas as receitas. “Eu preciso, antes de tudo, mesmo que tenha limpado ontem meu ambiente, talvez antes de ir embora, ao começar, higienizar novamente”, salienta.
A limpeza da cozinha deve ser feita com álcool 70 °C, que ajuda a evitar a proliferação e os microorganismos. Esses microorganismos podem estar presentes nos mais variados lugares, nas cozinhas das padarias em especial, eles podem estar na poeira do ar, nos pisos e paredes, utensílios sem higienização, na água, nas matérias-primas e até mesmo nas pessoas.
Quando falamos na manipulação dos alimentos na cozinha, é importante que as mãos estejam sempre limpas, os itens de proteção para cabelos e barba são essenciais. “Quando mudo de algum produto de sabor ou de outro, eu estou embalando o pão, limpando novamente tanto o ambiente quanto as mãos para evitar a contaminação cruzada, que, para pessoas intolerantes a algum ingrediente, pode ser danoso à saúde. Por isso, todo cuidado é pouco”, complementa.
Outro ponto que deve ser destacado aqui é que os produtos que possam ter itens e ingredientes alergênicos precisam ser devidamente identificados, além de seguir as práticas seguras de manipulação e armazenamento.
Continue acompanhando os conteúdos da Academia de Negócios Bunge para receber novidades sobre o tema!
* O Programa Alimentos Seguros - PAS trata-se de um projeto especial desenvolvido e aplicado pelo Sistema “S” (SESC, SENAC, SENAI, SEBRAE e SESI) com o principal objetivo de aumentar a segurança e qualidade dos produtos do segmento alimentício, em especial na panificação e na confeitaria.
Confira também
Negócios
Preço dos alimentos no mercado brasileiro
Preços dos alimentos tem queda, mas ainda preocupa os brasileiros
Negócios
Além do Ovo de Páscoa: tipos de doces para a Páscoa 2024
A Páscoa de 2024 promete ser um festival de sabores e criatividade, indo além dos tradicionais ovos de chocolate.
Food Service
Oportunidades para a panificação
Vagas no setor da panificação e da confeitaria precisam de qualificação e habilidades técnicas.
Food Service
Congelar ou ultracongelar?
Normalmente é utilizado um equipamento com o processo do ultracongelador. Com ele, os alimentos não perdem a característica inicial.
Negócios
Confeiteiro iniciante: tudo que você precisa saber para começar na carreira
É importante também sempre se questionar do que está sendo dito e também ter a mente aberta para ter ideias novas. É importante também sempre se questionar do que está sendo dito e também ter a mente aberta para ter ideias novas
Food Service
Como escolher a farinha ideal para massa folhada e semi folhada
Farinha para massa folhada
Food Service
3 receitas de bolo para incluir no cardápio da sua confeitaria
Apostar em receitas de bolo com sabores diferentes pode ser um excelente atrativo para a sua confeitaria.
Negócios
Mês do Croissant: Modelos e como rechear sem danificar a massa
É preciso tomar cuidado na hora de rechear os croissants para evitar que se perca a massa
Sustentabilidade
Sustentabilidade dos estabelecimentos é decisiva na avaliação do público
Saiba quais os aspectos mais valorizados pelo consumidor para avaliar a sustentabilidade dos estabelecimentos de food service.
Food Service
Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja
O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções