Food Service
Conheça técnicas de preparação de massa para pizza
Receitas exigem o conhecimento com relação aos ingredientes e o manuseio adequado da massa


Quem não ama pizza, não é mesmo? Esse prato consiste, basicamente, em um disco de massa fermentada de farinha de trigo coberta com molho de tomate e outros ingredientes. Por se tratar de uma preparação culinária muito apreciada em diversas culturas pelo mundo, tornou-se patrimônio mundial pela Unesco.
No Brasil, a pizza chegou por volta de 1910 através dos imigrantes, que desejavam apreciar algo que os lembrasse de casa e, por se tratar de uma receita acessível, ela passou a ser até mesmo comercializada em portas de fábricas.
Se você se interessa por esse assunto, continue lendo e descubra os detalhes sobre o preparo de diferentes tipos de massa para um produto final excepcional.
Massa de pizza: confira a seguir três dos principais tipos
De acordo com Bruno Mencacci, chef e coordenador da Academia Bunge, o preparo da receita de pizza exige o conhecimento com relação aos ingredientes e o manuseio adequado da massa.
Quando falamos de ingredientes, podemos citar a farinha de trigo, que é um dos insumos fundamentais para o preparo dessa receita e que, cuja qualidade interfere diretamente no resultado final do produto. "Portanto, para se obter uma boa pizza é preciso contar com uma excelente farinha, que traga condições físico-químicas para suportar os processos de produção", ressalta.
Conheça quatro técnicas de preparo da massa de pizza:
- Massa de pizza napoletana:
- Originária de Nápoles, na Itália, essa técnica utiliza farinha de trigo tipo "00" de alta qualidade, água, sal e fermento natural. A massa é misturada e depois deixada para fermentar por um longo período que, às vezes, chega a até 72 horas, desenvolvendo sabores complexos e uma textura arejada. É esticada à mão, mantendo uma borda mais espessa (corniccione) e assada em forno de pedra a altas temperaturas.
- Massa de pizza siciliana:
- A massa de pizza siciliana é conhecida por ser mais densa e fofa. Ela é preparada em uma forma retangular, geralmente, em camadas mais grossas, e é deixada para fermentar em uma assadeira antes de ser coberta com ingredientes. O resultado é uma pizza com uma base mais espessa e um interior macio.
- Massa de pizza fina e crocante:
- A massa é esticada muito finamente, muitas vezes, usando um rolo, e é assada rapidamente em um forno muito quente, geralmente, em uma pedra de pizza. Isso resulta em uma base fina e crocante, ideal para quem gosta de uma textura mais leve e uma crosta crocante.
- Massa de pizza artesanal com fermentação natural:
- Muitos pizzaiolos artesanais preferem usar fermentação natural, também conhecida como fermento natural ou massa madre, para criar uma massa de pizza excepcionalmente saborosa. Nesse método, a massa é preparada com farinha, água e uma pequena porção de fermento natural, que é uma mistura de farinha e água fermentada naturalmente por um período prolongado.
Ainda segundo o especialista, cada uma dessas técnicas oferece uma experiência de pizza única, com texturas, sabores e espessuras de massa diferentes. “O tipo de assamento e os tipos de fornos também impactam no resultado final”, destaca.
Entre os fornos mais utilizados para preparo da pizza, temos o forno a lenha e também o forno elétrico, que é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e é utilizado, principalmente, em grandes produções. Por isso, na hora de escolher, deve-se considerar o tipo de cliente e o ambiente ou negócio.
Quer saber mais sobre esse assunto? CLIQUE AQUI e acesse o novo curso sobre preparo de massas de pizzas da Academia de Negócios Bunge.
Confira também
Food Service
Qual o papel do fermento nas receitas de padaria e confeitaria?
O uso do fermento necessita de alguns cuidados e expertise do profissional da padaria ou confeitaria para que não ocorram problemas.
Negócios
Por que investir tempo assistindo cursos da Academia de Negócios Bunge?
É possível assistir os cursos durante os intervalos no trabalho e, até mesmo, no celular ou tablet.
Food Service
Segmento de food service aposta em receitas que tragam conforto e saudabilidade para manter o crescimento em 2023
Veja aqui os desafios do segmento de food service para manter o crescimento em 2023
Negócios
Associação Brasileira de Franchising divulga os números de 2022
Setor de franquias ganha ritmo e cresce 18,7% no 3º trimestre
Confeitaria
Interior do croissant está sem alvéolos.
Confira nossa dica rápida.
Food Service
3 receitas de bolo para incluir no cardápio da sua confeitaria
Apostar em receitas de bolo com sabores diferentes pode ser um excelente atrativo para a sua confeitaria.
Food Service
Pâtisserie: entenda o que é a confeitaria francesa
Escolas se baseiam muito no modelo de ensino e nas receitas francesas
Negócios
Aposte em um Espaço Instagramável e transforme completamente a presença de sua empresa nas redes sociais!
Aqui, veremos como um espaço instagramável eleva o seu negócio.
Food Service
Conheça tendências em bolos
Milhares de vídeos no TikTok surgiram com revelações criativas de bolos incendiados, a nova tendência.
Food Service
O que um confeiteiro iniciante precisa ter para se destacar?
Para o confeiteiro, trabalhar em padarias, confeitarias, ou até mesmo em casa, experimentando receitas e técnicas, ajuda a aprimorar as habilidades e a ganhar confiança.