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Perfis de clientes: por que é tão importante entender o seu público?
Entender o público do seu negócio é crucial para oferecer produtos e serviços que atendam às preferências de cada cliente, que é único e possui as suas particularidades.


Perfis de clientes: por que é tão importante entender o seu público?
Estratégia ajuda a tomar boas decisões para o estabelecimento
Compreender os perfis de clientes que frequentam um estabelecimento ajuda a antecipar tendências e demandas do mercado, permitindo que ele se adapte rapidamente a mudanças e se mantenha competitivo no mercado de alimentação.
Além disso, entender o público do seu negócio é crucial para oferecer produtos e serviços que atendam às preferências e necessidades específicas de cada cliente, que é único e possui as suas particularidades.
Se você quer aplicar estratégias para identificar os perfis de clientes da sua padaria ou confeitaria, leia esse conteúdo e confira as dicas da Academia de Negócios Bunge!
Perfis de clientes: a importância de entendê-los para o sucesso do seu estabelecimento
Um estabelecimento de médio ou grande porte, recebe por dia dezenas ou centenas de pessoas, desde transeuntes até clientes fiéis. No entanto, conhecer o perfil demográfico, os hábitos de consumo e as preferências alimentares é essencial para padarias e confeitarias.
Para Erick Paulino, Especialista comportamento humano e organizacional. Sócio AIKA T&D e AKTI Eventos, entender os perfis de clientes não só aumenta a satisfação do seu público, mas também promove a fidelização, elementos essenciais para o sucesso e crescimento do negócio. “Falando sobre perfil do cliente, também chamada de persona, é fundamental que determinado estabelecimento estude qual o tipo de cliente que ele deseja atender”, ressalta.
Ao conhecer bem os seus clientes, é possível otimizar a operação, bem como gestão de estoque e a reduzir desperdícios, melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a lucratividade. Portanto, investir em pesquisas de satisfação e análises de mercado para identificar e entender seu público é uma estratégia essencial para qualquer estabelecimento. “Se eu simplesmente melhoro a experiência, mas não identifico as características fundamentais do cliente que desejo atingir, acaba não surtindo tanto efeito”, complementa.
Antes de criar uma experiência para o cliente, é preciso entender quem é essa pessoa: qual a classe, gênero, localização e outras características, como se é casado (a), se tem filhos ou se mora sozinho (a). “São vários fatores que ajudam a entender quem é a pessoa que está do outro lado e à medida que conheço esse perfil predominante, consigo pensar nas melhores estratégias e soluções”, salienta.
Formulários: uma ferramenta essencial para identificar os perfis de clientes da sua padaria
Ainda segundo o especialista, cada pessoa gosta de algo diferente, então se crio uma experiência que o meu cliente principal não vê valor nisso, estou investindo em algo que não será percebido. Outro ponto é entender o que aquele cliente está buscando no seu estabelecimento como agilidade, qualidade, conforto ou encantamento como ser chamado pelo nome.
“Um instrumento fundamental para ter essa escuta ativa são os formulários, eles são muito eficientes para obter informações básicas sobre ele e sobre a sua percepção sobre o estabelecimento”, aponta.
No entanto, é importante perceber o melhor momento para abordá-lo, que incomode o mínimo possível e aproveitar para realizar algumas perguntas, mas de forma que o mesmo não tenha nenhum trabalho. “O ideal é ter poucas perguntas com opções para entender o que é o mais importante para ele, além de deixar um espaço para sugestões para melhorias”, orienta.
Para montar um formulário para pesquisa de satisfação em sua padaria ou confeitaria, é fundamental que ele tenha um número mínimo de respostas para se obter uma boa amostragem e com isso chegar a conclusões que possibilitem tomar boas decisões para o negócio.
Continue acompanhando a Academia de Negócios Bunge para conferir dicas para o sucesso do seu estabelecimento!
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