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Planejamento: como preparar o seu negócio para o fim de ano

O planejamento de fim de ano é fundamental para o sucesso de todos os negócios, inclusive o setor de panificação.

Icone de data Publicado em 12/12/2024
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Planejamento: como preparar o seu negócio para o fim de ano

Ele auxilia com as adaptações às mudanças de mercado e aumenta a competitividade

 

O fim de ano é uma das épocas mais lucrativas para estabelecimentos de alimentação, e um planejamento estratégico é essencial para aproveitar essa oportunidade ao máximo.

Entre as principais dicas para se destacar nesse sentido é primeiramente organizar o estoque, planejar promoções, além de entender a importância de capacitar a equipe e ajustar a logística para atender ao aumento da demanda.

Afinal, um planejamento bem estruturado garante não apenas o aumento das vendas, mas também a satisfação do cliente, consolidando o sucesso do negócio nessa temporada festiva.

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Entenda a importância do planejamento de fim de ano no seu estabelecimento

Para Pâmela Azevedo, administradora de empresas com MBA em Gestão Empresarial, empresária e gestora, e consultora no Empreenda 360, o planejamento de fim de ano é fundamental para o sucesso de todos os negócios, inclusive o setor de panificação.

“É através dele que a empresa vai avaliar quem ela é, analisar o ambiente interno e externo, definir onde quer chegar, e traçar um plano de ação para alcançar esse objetivo, além de definir indicadores para verificar se o caminho traçado ao alcance do objetivo está no caminho desejado”, ressalta. 

A especialista ressalta ainda que, um planejamento bem executado para o fim de ano, permite que o negócio se adapte às mudanças do mercado, aumente sua competitividade e antecipe riscos, além de promover uma melhoria contínua nos processos e produtos. No final do ano, há grandes oportunidades sazonais devido ao aumento de demanda, e para o negócio estar preparado, é necessário considerar alguns pontos:

- Previsão de demanda: analisar as vendas dos anos anteriores e as tendências do mercado para projetar o aumento de produção com itens da época, como panetones, pães especiais, entre outros.

- Estoque e matéria-prima: com base nas projeções, garantir o abastecimento dos insumos essenciais, mantendo a qualidade e evitando desperdícios.

- Equipe: avaliar a necessidade de contratação de mão de obra temporária para lidar com o aumento de produção

- Fluxo de caixa: projetar o impacto financeiro do aumento de produção no caixa da empresa

- Promoções e marketing: planejar campanhas promocionais e divulgação de produtos sazonais para atrair mais clientes.

 

Festas de fim de ano: prepare-se para essa sazonalidade especial

Um planejamento de fim de ano para padarias e confeitarias, bem executado, pode criar uma experiência positiva para os clientes, fidelizando-os para o próximo ano. Clientes satisfeitos tendem a retornar e recomendar um estabelecimento para amigos e familiares.

Ainda segundo Pamela , uma empresa que não tem um bom planejamento, é como um barco à deriva, pois ela não tem clareza onde quer chegar e o que é necessário fazer para alcançar esse objetivo. “Sem um planejamento claro, a empresa arrisca perder oportunidades e comprometer sua operação e competitividade”, complementa.

Outro ponto importante de ser destacado, é que a demanda elevada exige uma força de trabalho adequada. Planejar o fim de ano garante que o estabelecimento esteja preparado, seja contratando temporários, organizando uma escala de trabalho ou treinando uma equipe. 

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