Gurus da Fritura
Como deixar a batata crocante por fora e macia por dentro?
Saiba mais detalhes no conteúdo abaixo.


A batata crocante acompanha lanches rápidos e refeições completas, estando presente no menu de hamburguerias e restaurantes. Para alcançar essa textura, o responsável pelo preparo deve estar atento.
Quer saber como acertar na fritura para obter batata crocante a cada mordida? Continue a leitura e confira o passo a passo, desde a escolha da batata até o cozimento.
Batata ideal
Para a batata frita ter a textura e o sabor perfeito, o ideal é que ela esteja mais seca e tenha menos amido quando crua. Isso evita que ela absorva tanto óleo durante a fritura, o que favorece a crocância.
As batatas muito úmidas tendem a murchar durante a fritura e prejudicar o resultado, mesmo que a temperatura do óleo esteja certa.
Dê preferência pela variedade Asterix, conhecida pelo baixo teor de umidade e alta concentração de amido, que forma uma casquinha dourada e crocante após a fritura.
Choque térmico
Um dos segredos para preparar batata crocante está no choque térmico, que envolve o pré-cozimento seguido por um resfriamento imediato, geralmente em água com gelo. Isso ajuda a iniciar a gelatinização do amido antes da fritura por imersão.
O choque térmico cria uma casquinha com a crocância desejada. Ele também impede que a batata absorva óleo em excesso durante a fritura, garantindo um resultado saboroso.
Fritura em duas etapas
O próximo passo para fazer batata crocante é dividir a fritura em duas etapas. Na primeira, use óleo mais brando, a uma temperatura de 160°C. Isso permite que a batata cozinhe e permaneça macia internamente.
Na segunda etapa, a batata macia fica crocante ao ser frita em óleo bem quente, no máximo 180°C. Escorra na escumadeira para retirar o excesso de óleo, evitando que a batata precise de mais tempo descansando para estar pronta para consumo.
Dicas para o sucesso
Para garantir batatas fritas de sucesso, escorrer bem as batatas na própria cesta em que elas são preparadas, após a fritura, para remover o excesso de óleo, garantindo que elas fiquem sequinhas.
É importante servir imediatamente as batatas após a fritura. Elas perdem a crocância rápido, então quanto antes você serve, melhor é o resultado para o cliente. Se as batatas forem transportadas em delivery, o ideal é que a embalagem tenha isolamento térmico para manter o calor por mais tempo.
Outro ponto é adicionar o sal apenas no final do preparo, enquanto as batatas ainda estiverem quentes. Isso impede que o sal libere água durante a fritura, o que compromete a crocância das batatas.
Outra dica para batata crocante é congelá-la antes de fritar. Ao entrar em contato com o óleo quente, a batata congelada ganha mais crocância. Em complemento, frite aos poucos, já que quanto maior for a quantidade, menor é a chance de resultado uniforme.
Influência do corte
Também é importante prestar atenção ao corte das batatas. Você pode manter ou retirar a casca, assim como cortar o topo e a base ou fatiar tudo em pedaços finos. Quanto mais fina a batata for, mais crocante ela fica.
Independentemente da sua escolha, tente manter o mesmo corte para todas as fatias, evitando pedaços pequenos que queimem rapidamente.
Óleo novo
Se o seu objetivo for obter uma batata crocante, prefira usar óleo novo para a fritura. O velho faz com que a batata murche, acumule mais umidade e tenha um sabor diferente, influenciado pelos itens fritados anteriormente.
Aprenda na prática com a Academia de Negócios Bunge Profissional!
Gostou de saber como preparar batata crocante em poucos passos? Agora, você já pode colocar as dicas em prática para preparar o menu do seu estabelecimento.
Aqui, na Academia de Negócios Bunge Profissional, você encontra cursos e treinamentos ministrados por chefs e empreendedores para aprimorar suas habilidades na cozinha industrial. Inscreva-se e amplie seus conhecimentos!
Confira também
Food Service
Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens para suprir a alta demanda no mercado de panetones.
Padarias de São Paulo devem vender 1,8 milhão de panetones, mas carecem de mão de obra. Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens.
Food Service
Positividade com relação à Copa do Mundo para o Food Service
A Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar.
Food Service
Cozinha industrial x cozinha profissional: você sabe a diferença?
Contar com espaços que possibilitem uma boa qualidade de trabalho resulta também em maior eficiência para o estabelecimento.
Food Service
Pesquisa de satisfação para confeitarias
Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra e no pós venda.
Food Service
Farinha especial para salgados: veja os diferenciais e como preparar a massa
A escolha da farinha certa é um dos segredos para o sucesso de qualquer salgado.
Negócios
Páscoa: oportunidades muito além dos chocolates
Com a proximidade da Páscoa, veja como gerar oportunidade de negócios!
Food Service
Pizza com Farinha Suprema Pizza
Um ponto a se observar ao escolher uma farinha de trigo para fazer pizza, é a importância de procurar por uma farinha de alta qualidade.
Food Service
O que um confeiteiro iniciante precisa ter para se destacar?
Para o confeiteiro, trabalhar em padarias, confeitarias, ou até mesmo em casa, experimentando receitas e técnicas, ajuda a aprimorar as habilidades e a ganhar confiança.
Food Service
Qual o papel do fermento nas receitas de padaria e confeitaria?
O uso do fermento necessita de alguns cuidados e expertise do profissional da padaria ou confeitaria para que não ocorram problemas.
Negócios
Divulgação para confeitaria
Com a chegada da internet, o que antes estava restrito ao bairro e a poucas pessoas, passou a ganhar mais destaque através das mídias sociais.