Food Service
O pão de fermentação natural é melhor ou não? O que dizem os especialistas
O pão de fermentação natural é uma tendência crescente..


O pão de fermentação natural é melhor ou não? O que dizem os especialistas
Processo acaba gerando uma conexão com práticas tradicionais de panificação
O pão de fermentação natural tem conquistado muitos adeptos, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, devido ao seu sabor mais encorpado e textura diferenciada, tornando-o uma escolha cada vez mais popular e presente na mesa dos amantes de pães artesanais.
O processo de fazer pão de fermentação natural é artesanal, muitas vezes requerendo mais tempo e habilidade do profissional da panificação. Isso acaba gerando uma conexão com práticas tradicionais de panificação, valorizando a qualidade e a atenção ao detalhe.
Se você quer saber mais sobre o universo do pão de fermentação natural e os seus mistérios, continue lendo este artigo especial para conferir as principais dicas dos especialistas da Academia de Negócios Bunge!
Confira três benefícios do pão de fermentação natural
O pão de fermentação natural, também conhecido como pão de fermentação lenta ou pão de massa azeda, oferece diversos diferenciais e benefícios em relação ao pão feito com fermentação comercial (como o fermento biológico ou químico). Aqui estão alguns dos principais aspectos que destacam este tipo de pão:
1. Melhor sabor e aroma: a fermentação natural permite que as bactérias e as leveduras do fermento natural (conhecido como levain ou massa madre) desenvolvam uma gama mais ampla de compostos aromáticos, conferindo ao pão um sabor mais complexo, azedo e agradável.
2. Melhor digestibilidade: durante a fermentação lenta, as bactérias do fermento natural começam a quebrar o glúten e outros componentes do trigo. Isso pode tornar o pão mais fácil de digerir para algumas pessoas, especialmente aquelas com sensibilidade ao glúten (embora não seja adequado para celíacos).
3; Menor índice glicêmico: o pão de fermentação natural tende a ter um índice glicêmico mais baixo em comparação com o pão feito com fermento comum. Isso significa que ele provoca um aumento mais lento e controlado nos níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para quem está cuidando do controle glicêmico.
Principais cuidados durante o processo de fermentação da massa do pão
De acordo com Joaquim Vicente, especialista da Academia de Negócios Bunge, o pão de fermentação natural é uma tendência crescente, hoje já é realmente uma realidade e, diferente do que se faz com o nosso famoso pão francês, esse pão de fermento natural é desenvolvido naturalmente. “A diferença principal é o tempo de fermentação, que leva em média 12 horas e que precisa ser respeitado”, aponta.
Entre os pães de fermentação natural mais conhecidos estão o pão italiano, as baguetes e as ciabattas, bem como todo esse universo de pães crocantes de uma forma geral. “O pão de fermentação natural é mais saudável para o intestino, regula melhor. Aquela sensação que, no geral, as pessoas têm quando se come um pão e se sente mais pesado, essa fermentação natural acaba sendo benéfica nesse aspecto”, destaca.
Ainda segundo o especialista, para o preparo desse pão, o fermento deve ser guardado refrigerado. Esse é o cuidado principal em termos de segurança alimentar. Esse tipo de fermento precisa ser refrigerado para que ele permaneça ativo. “No entanto, esse tipo de desenvolvimento exige certo cuidado no cultivo, pois o fermento precisa estar ativo para utilizar em média entre 20% e 40% em cima da farinha desse fermento em cada receita”, complementa.
Gostou das dicas dos especialistas? Assista ao curso de Fermentação Natural gratuito na Academia de Negócios Bunge para aprender muito mais e obter o seu certificado!
Confira também
Food Service
Conheça técnicas de preparação de massa para pizza
Receitas exigem o conhecimento com relação aos ingredientes e o manuseio adequado da massa
Negócios
Como inovar na tradicional Colomba Pascal
Como inovar na tradicional Colomba Pascal
Food Service
Receita de chef da Academia Bunge: Mil-Folhas
Uma sobremesa excelente para acompanhar o chá da tarde ou deixar a ceia de natal perfeita para encantar os seus amigos e familiares.
Food Service
Inverno: como preparar o seu cardápio para essa sazonalidade?
Os dias frios pedem pratos que aqueçam o estômago e o coração. Nessa época os grandes favoritos são as receitas de sopas, cremes e caldos, sempre acompanhados de um pãozinho especial e delicioso.
Negócios
Aposte em um Espaço Instagramável e transforme completamente a presença de sua empresa nas redes sociais!
Aqui, veremos como um espaço instagramável eleva o seu negócio.
Sustentabilidade
Como evitar desperdício de alimentos no seu negócio
Brasil ocupa a 10ª posição no ranking dos países que mais desperdiçam comida
Negócios
Estoque sazonal: qual a melhor forma de fazer a gestão?
Estoque sazonal: qual a melhor forma de fazer a gestão?
Food Service
Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja
O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções
Negócios
Preço dos alimentos no mercado brasileiro
Preços dos alimentos tem queda, mas ainda preocupa os brasileiros
Food Service
Pizza com Farinha Suprema Pizza
Um ponto a se observar ao escolher uma farinha de trigo para fazer pizza, é a importância de procurar por uma farinha de alta qualidade.