Negócios
Receita de chef da Academia Bunge: duas receitas de pão com fermento natural
Para o preparo do fermento natural indicado pelos nossos chefs, será utilizada uma técnica que facilita bastante o dia-adia, além de garantir a utilização de apenas um tipo de farinha.


Receita de chef da Academia Bunge: duas receitas de pão com fermento natural
Confira os diferenciais desse tipo de pão e como preparar na prática
A busca por pães de fermentação natural tem aumentado consideravelmente no mercado, em padarias, especialmente, por conta de suas propriedades. Entre os principais diferenciais do pão de fermentação natural é que por conta do ácido acético do fermento natural, que inibe a produção de bolor, ele dura muito mais tempo.
Outro ponto é que ele torna o processo de digestão mais fácil, pois já foi feito previamente por micro-organismos durante a sua produção. Além disso, ele tem muitas propriedades nutricionais do pão de fermentação natural tais como suas vitaminas e minerais, poucos conservantes com sabor e textura diferenciados.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o nosso artigo especial!
Entenda os diferenciais do pão de fermentação natural
De acordo com o Chef especialista da Academia de Negócios Bunge, Sergio Alex Rios Fagundes, muito mais do que uma tendência crescente, a fermentação natural já é uma realidade no mercado de panificação e as pessoas estão buscando por esse tipo de produto cada vez mais.
Pesquisas recentes mostram que, no Brasil, o perfil de consumo dos pães com fermentação natural está atrelado a indivíduos com alto grau de instrução e alta renda domiciliar, que buscam alimentos que sejam benéficos à saúde. Além disso, este público busca alimentos sustentáveis desde a matéria-prima e que proporcionem uma experiência sensorial rica, sendo produzidos com ingredientes naturais e sem adição de aditivos alimentares.
A diferença principal entre o pão comum e o pão de fermentação natural é o tempo de fermentação, que precisa ser respeitado no geral em média 10 horas a 12 horas, logo, ele ser cultivado antes, desenvolvido antes, para depois ser realizada a aplicação nas massas.
Ainda de acordo com o chef, “esse universo de pães rústicos de fermentação natural é bem amplo, hoje já existe muita coisa no mercado que o pessoal acaba criando. É um universo que se navega muito, o uso de sementes, o uso de ervas, o uso de saborizantes, o uso de embutidos, realmente é um leque muito grande”.
Conheça algumas vantagens dos pães de fermentação natural
Uma das principais vantagens dos pães integrais é o seu alto teor de fibras, que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, ajudando na regularidade intestinal e promovendo uma maior sensação de saciedade. Isso é especialmente benéfico para quem está tentando controlar o peso, pois as fibras retardam a digestão dos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e ajudando a manter a fome sob controle por mais tempo.
Além dos benefícios digestivos, tanto os pães de fermentação natural quanto os pães integrais também estão associados à redução do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. As fibras solúveis presentes nos grãos inteiros podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL ("ruim") no sangue, enquanto os antioxidantes naturais, como as lignanas, atuam combatendo os radicais livres que podem causar danos às células.
Checklist de benefícios da fermentação natural para o consumidor
- Melhor digestão: o tempo de fermentação elevado faz com que o glúten seja “pré-digerido” durante o processo, fazendo com que ele seja mais facilmente absorvido em nosso organismo;
- Menos inchaço: pães com fermentação natural contém ácidos lácticos e probióticos que são benéficos, nos deixando sem aquela sensação de inchaço após a refeição, além disso, a presença desses microrganismos melhora nossa flora intestinal, o que evita disfunções intestinais;
- Maior saciedade: do ponto de vista nutricional, o pão de fermentação natural é um pão com o índice glicêmico baixo (o que significa ter um menor impacto nos picos de glicose) conferindo maior saciedade, podendo ajudar no emagrecimento.
- Aumento de shelf life: pode ser armazenado por mais tempo, porque o fermento natural confere maior acidez aos pães e essa acidez inibe o crescimento de bolores.
Hoje, compartilharemos duas receitas de pães de fermentação natural que são fáceis de produzir e vão enriquecer o seu cardápio, proporcionando aos clientes uma alimentação mais saudável e saborosa. Acesse a seguir duas receitas que os chefs da Academia de Negócios Bunge prepararam para você e aproveite todos os benefícios que os pães integrais têm a oferecer!
Confira também
Food Service
Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja
O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções
Sustentabilidade
6 boas práticas de sustentabilidade na indústria de alimentos
Aqui, veremos as principais práticas sustentáveis que devem fazer parte da indústria de alimentos.
Negócios
Confeiteiro iniciante: tudo que você precisa saber para começar na carreira
É importante também sempre se questionar do que está sendo dito e também ter a mente aberta para ter ideias novas. É importante também sempre se questionar do que está sendo dito e também ter a mente aberta para ter ideias novas
Negócios
Além do Ovo de Páscoa: tipos de doces para a Páscoa 2024
A Páscoa de 2024 promete ser um festival de sabores e criatividade, indo além dos tradicionais ovos de chocolate.
Negócios
5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras
Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros
Food Service
Pizza com Farinha Suprema Pizza
Um ponto a se observar ao escolher uma farinha de trigo para fazer pizza, é a importância de procurar por uma farinha de alta qualidade.
Sustentabilidade
Como utilizar a calculadora de emissão de carbono
Veja como tomar medidas mais sustentáveis para o negócio e para o planeta
Food Service
Conheça as raízes do Bolo Fraisier e detalhes por trás da famosa receita francesa
A sobremesa é uma receita clássica da confeitaria francesa e muito apreciada em diversos locais do mundo.
Food Service
Receita de chef da Academia Bunge: Mil-Folhas
Uma sobremesa excelente para acompanhar o chá da tarde ou deixar a ceia de natal perfeita para encantar os seus amigos e familiares.
Food Service
3 receitas de bolo para incluir no cardápio da sua confeitaria
Apostar em receitas de bolo com sabores diferentes pode ser um excelente atrativo para a sua confeitaria.