Negócios

5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras

Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros

Icone de data Publicado em 31/10/2023
Banner principal da pagina interna do

Se tem um produto que sempre está em alta na casa dos brasileiros, é o pão. Independentemente das estações e das sazonalidades do ano, um hábito da nossa população é tomar o café da manhã com algum tipo de pãozinho, pode ser o francês, o italiano ou até mesmo o pão de queijo, o mais importante é que tenha à mesa esse produto acompanhado de um bom café.

No entanto, mesmo sendo um produto de fácil saída nas padarias, a variedade de pães disponíveis, seja suave, crocante ou doce, faz com que alguns deles fiquem mais em evidência durante algumas fases do ano. 

Conversamos com o time de chefs e especialistas da Academia Bunge, liderado por Bruno Mencacci, para descobrir quais tipos de pães internacionais são os mais queridos pelos brasileiros. Confira a lista e não deixe faltar no seu estabelecimento!

 

5 tipos de pães internacionais mais queridos no Brasil

1. Pão italiano: 

Como já traz no próprio nome, o pão italiano tem suas raízes na tradição culinária italiana, e é um dos produtos que se destaca por sua simplicidade e sabor autêntico. Com uma casca crocante e um miolo macio, é feito a partir de ingredientes básicos, incluindo farinha de trigo, água, sal e fermento. O seu sabor é levemente adocicado e com notas de nozes, que o tornam versátil, sendo uma escolha bastante comum para sanduíches e acompanhamentos.

Principais momentos de consumo: café da manhã, entradas de almoço ou jantar e café da tarde.

2. Ciabatta: 

Mais uma iguaria de origem italiana, a ciabatta é conhecida por sua textura única, com uma crosta fina e um miolo alveolado, repleto de grandes buracos. Não é considerado um pão complexo para ser produzido. É elaborado com farinha de trigo, água, fermento e sal, apresentando um sabor levemente ácido e nuances de azeite de oliva. Também pode ser utilizado para sanduíches e como companhia para molhos e azeites. Vale destacar que a ciabatta traz consigo a tradição artesanal italiana.

Principais momentos de consumo: lanches da manhã ou da tarde.

 

3. Croissant francês (original): 

Você já deve ter visto por aí os croissants recheados, não é verdade? Mas o destaque principal para esse ano é o original croissant francês, símbolo da pastelaria francesa, é considerado uma obra-prima de camadas crocantes e folhadas. Composto por farinha, manteiga ou margarina, água, fermento e sal, a produção desta iguaria tem um sabor rico e amanteigado. Sobre a sua origem, a criação dele foi em Viena, no entanto, os franceses refinaram a receita, tornando-a uma opção indulgente para o café da manhã ou como base para sanduíches sofisticados.

Principais momentos de consumo: café da manhã ou da tarde.
 

4. Pão de fermentação natural: 

A fermentação natural é um processo que ganhou maior destaque com o objetivo de resgatar os sabores acentuados dos pães. O pão de fermentação natural tem suas raízes nas práticas antigas de fazer pão, usando fermento natural, que também é conhecido como massa-mãe/massa-madre. A sua textura apresenta uma crosta espessa e um miolo denso com pequenas bolhas, proporcionando uma experiência de sabor complexo. Os ingredientes essenciais incluem farinha de trigo, água, fermento natural e sal, destacando-se como uma escolha apreciada para ser saboreada sozinha ou com acompanhamentos, como queijos e outros frios. 

A Academia Bunge tem treinamentos presenciais sobre o tema. Acompanhe as nossas redes sociais e confira a agenda!

Principais momentos de consumo: café da manhã, entradas de almoço ou jantar e café da tarde.

 

5. Cinnamon Rolls: 

Este produto, certamente, pode ser considerado a inovação da nossa lista. Os Cinnamon Rolls têm origem nos países nórdicos, mas ganharam popularidade em todo o mundo. Essa iguaria apresenta uma massa de pão doce bem recheada com uma mistura de canela e açúcar. Depois de assados, são cobertos com uma camada pegajosa e doce, geralmente, de cream cheese ou glacê. Dentre todas as opções, essa é uma indulgência reconfortante, que pode ser servida como sobremesa ou para ser apreciada no café da manhã.

Principais momentos de consumo: café da manhã e da tarde, sobremesa de almoço ou jantar.

 

Gostou das indicações? CLIQUE AQUI e aproveite para aprender mais sobre os tipos de pães no curso gratuito de Introdução à Panificação.

 

Confira também

Negócios Icone de uma seta

Veja 8 estratégias de e-commerce para disparar suas vendas de Natal

Aproveite a intenção de compra dos seus clientes e conheça as principais tendências e estratégias para aumentar suas vendas de Natal

Sustentabilidade Icone de uma seta

Sustentabilidade dos estabelecimentos é decisiva na avaliação do público

Saiba quais os aspectos mais valorizados pelo consumidor para avaliar a sustentabilidade dos estabelecimentos de food service.

Sustentabilidade Icone de uma seta

Sustentabilidade nos negócios alimentícios: como funciona?

Ajuda na construção de negócios alimentícios resilientes e socialmente responsáveis

Negócios Icone de uma seta

Estoque sazonal: qual a melhor forma de fazer a gestão?

Estoque sazonal: qual a melhor forma de fazer a gestão?

Food Service Icone de uma seta

Pesquisa de satisfação para confeitarias

Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra e no pós venda.

Food Service Icone de uma seta

Dicas para um padeiro iniciante começar a atuar com panificação

Para se tornar um padeiro que saia do óbvio e tenha sucesso em sua jornada é necessário preparo através do estudo e muita dedicação.

Negócios Icone de uma seta

Tipos de farinha de trigo: como escolher a ideal para cada produção

É desse insumo que resulta em várias receitas apreciadas na culinária

Negócios Icone de uma seta

Dia dos Pais: como preparar o estabelecimento para esta data

É essencial para os estabelecimentos entenderem os perfis de públicos e tipos de pais para elaborar estratégias mais assertivas.

Food Service Icone de uma seta

Confira o passo a passo do pão de fermentação natural

Temperatura e tempo impactam diretamente no resultado final do produto

Food Service Icone de uma seta

Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens para suprir a alta demanda no mercado de panetones.

Padarias de São Paulo devem vender 1,8 milhão de panetones, mas carecem de mão de obra. Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens.

Entrar

Não possui acesso?

Clique no botão abaixo e cadastre-se, é GRÁTIS!

Criar conta