Negócios
4 motivos para comer pão mais vezes na semana
Longe de ser o vilão das dietas, saiba mais sobre o pãozinho


O pão ainda é visto como vilão das dietas. Mas é bom que se diga que ele não é o responsável pelo ponteiro da balança subir. O que engorda é comer qualquer alimento calórico sem moderação.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais. O melhor que sejam de farinha integral, ou ainda que tenham nutrientes como o cálcio.
A fama do pão de vilão das dietas faz menos sentido ainda se analisarmos outros alimentos que costumamos escolher para substituir o “temido” pãozinho de padaria. Em comparação a variados alimentos industrializados, como chocolates e bolachas recheadas, o pão costuma conter menos calorias e gorduras.
Outra questão importante é que ele não é apenas fonte de carboidratos, mas também de proteínas e cálcio (como o de leite) e de fibras (como o integral). Evitar o consumo do pão é deixar de ingerir carboidratos que, como já vimos, são importantes para garantir energia e força. Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados como fraqueza e mal-estar.
Confira 4 motivos para comer mais pão:
1) Energia garantida no dia a dia
O principal ingrediente de um pão saudável e saboroso é a farinha. Se ela for enriquecida com cálcio, com zero de gordura trans e com baixo nível de gorduras totais, melhor ainda. Há ainda as farinhas enriquecidas com fibras e grãos. Comer um pão no café da manhã ou no lanche é garantia de energia. Nada de cortá-lo radicalmente da sua alimentação, a não ser sob recomendação médica.
2) Dá para congelar sem perder as propriedades nutricionais
Outra razão para incluir o pão na sua vida é a facilidade de conservá-lo na geladeira. Dá para congelar o pão e descongelá-lo sem que ele perca as propriedades nutricionais, o seu sabor e textura. Se ele costuma mofar rápido na sua casa, aí vão duas dicas. Se for guardar o pão na geladeira, a dica é manter na parte menos úmida e longe de gotas de água. Mas, se quiser conservar no freezer, separe o pão em porções individuais para evitar que o alimento descongele e congele várias vezes.
3) Há dezenas de tipos de pães para cada gosto
Versatilidade é a palavra-chave para esse alimento. Apesar de o pão francês, o integral e o de leite serem os mais conhecidos, há dezenas de outros tipos de pães nas padarias e supermercados. O que não falta são opções na hora de variar esse alimento em sua dieta.
4) Dá para fazer um lanche completo com outros alimentos
Outra facilidade do pão é a possibilidade de recheá-lo com alguns alimentos e compor, assim, um café da manhã ou lanche reforçado. São ótimas opções de alimentos como: ovo mexido, queijo branco, tomate, alface, rúcula e um fio de azeite. Assim, de uma só vez você ingere carboidratos, proteínas e vitaminas, tornando ainda a refeição equilibrada, nutritiva e saborosa.
Confira também
Food Service
Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens para suprir a alta demanda no mercado de panetones.
Padarias de São Paulo devem vender 1,8 milhão de panetones, mas carecem de mão de obra. Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens.
Negócios
Descubra como construir um cardápio digital
Com a implementação do cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada para o seu consumidor.
Food Service
Farinha especial para salgados: veja os diferenciais e como preparar a massa
A escolha da farinha certa é um dos segredos para o sucesso de qualquer salgado.
Confeitaria
Interior do croissant está sem alvéolos.
Confira nossa dica rápida.
Sustentabilidade
Sustentabilidade nos negócios alimentícios: como funciona?
Ajuda na construção de negócios alimentícios resilientes e socialmente responsáveis
Negócios
Mês do Croissant: Modelos e como rechear sem danificar a massa
É preciso tomar cuidado na hora de rechear os croissants para evitar que se perca a massa
Food Service
A importância dos certificados na carreira do padeiro e confeiteiro
Para se destacar no mercado de trabalho, cursos certificados são diferenciais que apoiam as carreiras dos padeiros e confeiteiros.
Food Service
Pâtisserie: entenda o que é a confeitaria francesa
Escolas se baseiam muito no modelo de ensino e nas receitas francesas
Confeitaria
Massa flora perdeu a crocância depois de recheada.
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Qual a melhor farinha de trigo para pães suaves?
Os ingredientes utilizados influenciam diretamente no resultado final