Food Service
Como melhorar a experiência do cliente no estabelecimento
A experiência do cliente passou a ser o grande elemento de diferenciação no mercado.


Como melhorar a experiência do cliente no estabelecimento
Só é possível mediante uma capacidade de se conectar verdadeiramente
Você já ouviu falar em experiência do cliente? É isso que faz com que o seu público tenha vontade de frequentar o espaço físico, além de criar uma conexão emocional positiva com a marca. Uma boa experiência para o cliente pode aumentar a satisfação, estimular recomendações boca a boca e diferenciar a padaria da concorrência. Afinal, clientes satisfeitos tendem a retornar e a gastar mais, impulsionando a receita e o crescimento do negócio.
Segundo Erick Paulino, palestrante e designer de experiências de alto impacto para diversas organizações, a melhor experiência do cliente é quando ele se sente único. Isso só é possível por meio de uma capacidade de se conectar verdadeiramente, é o que faz o cliente querer permanecer naquele ambiente e voltar porque ele gosta tanto que criou uma identidade. “Esse desenvolvimento do relacionamento não é nada fácil de fazer, mas é muito importante que todo mundo entenda a importância disso. De se atender bem, de transmitir alegria e ter uma energia boa. Isso vende e reverte”, destaca.
Para ele, gerar uma experiência é algo sistêmico e possui uma abrangência interessante. Diversas questões contribuem para o encantamento do cliente. Então, várias necessidades precisam ser supridas para gerar uma experiência diferenciada para o cliente. “O ponto comercial é uma parte, o mix e qualidade de produtos é outra frente que precisa ser atendida e que também contribui, mas não é o principal”, adverte.
Ainda segundo o especialista, a importância da experiência para o negócio, basicamente precisa atender a três pontos, são eles:
Retenção: é importante criar um ambiente onde a pessoa deseja ir e ficar por mais tempo e assim consumir mais. Quanto mais tempo a pessoa fica no estabelecimento, mais aumenta a possibilidade dela consumir os seus produtos.
Reputação: quando o cliente tem confiança em um estabelecimento, ele indica para outras pessoas e sabe que lá possui todos os critérios que ele precisa, tais como segurança alimentar, qualidade dos produtos e um bom atendimento.
Resultado: criar estratégias para ter mais clientes é fundamental, mas de nada adianta ter um estabelecimento que não consegue atingir as metas porque está sempre vazio ou que as pessoas levem apenas produtos de baixo valor agregado.
Existem duas formas de atender: uma é passivamente, só tirando um pedido e a outra é conduzir o cliente mediante conexões por meio de um processo que gere encantamento no público e crie uma experiência diferenciada para ele. “Se crio uma experiência diferenciada, melhorando os produtos e o ambiente, espero que isso traga os resultados. O cliente também percebe esse valor agregado e paga por isso”, complementa.
Experiência do cliente para todos: a importância do treinamento de funcionários
Erick explica ainda que a experiência do cliente passou a ser o grande elemento de diferenciação no mercado. Esse é o maior motivador para que qualquer empresa ou estabelecimento coloque energia necessária para implantar, acompanhar, educar cada um dos colaboradores nesse sentido de criar vínculo e um relacionamento duradouro e verdadeiro com o público do estabelecimento.
Uma coisa muito importante quando se fala em experiência do cliente, é que ela chegue na ponta, ou seja, nos colaboradores. Que precisam entender o que é e como entregar essa melhor experiência para o público. É importante entender também a bagagem e história de vida de cada colaborador em particular, pois nem sempre todos tiveram as mesmas vivências.
Por isso, o treinamento é fundamental para que toda a equipe, independente da função, tenha a mesma postura. “Isso não é só quem está fora do balcão que precisa fazer, todos, desde quem produz até o caixa, precisa acreditar de fato que aquele produto é o melhor para o cliente e assim oferecer para ele com entusiasmo”, orienta.
Confira também
Food Service
Oportunidades para a panificação
Vagas no setor da panificação e da confeitaria precisam de qualificação e habilidades técnicas.
Negócios
Tipos de farinha de trigo: como escolher a ideal para cada produção
É desse insumo que resulta em várias receitas apreciadas na culinária
Food Service
Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja
O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções
Food Service
Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens para suprir a alta demanda no mercado de panetones.
Padarias de São Paulo devem vender 1,8 milhão de panetones, mas carecem de mão de obra. Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens.
Food Service
Conheça as raízes do Bolo Fraisier e detalhes por trás da famosa receita francesa
A sobremesa é uma receita clássica da confeitaria francesa e muito apreciada em diversos locais do mundo.
Food Service
O que um confeiteiro iniciante precisa ter para se destacar?
Para o confeiteiro, trabalhar em padarias, confeitarias, ou até mesmo em casa, experimentando receitas e técnicas, ajuda a aprimorar as habilidades e a ganhar confiança.
Food Service
3 erros comuns para evitar na fermentação natural
O processo de fermentação natural exige cuidados diários para não perder a massa produzida.
Food Service
Dicas de fermentação natural
A farinha de trigo desempenha um papel fundamental em qualquer receita que dependa da fermentação natural devido às suas propriedades.
Food Service
Dicas para um padeiro iniciante começar a atuar com panificação
Para se tornar um padeiro que saia do óbvio e tenha sucesso em sua jornada é necessário preparo através do estudo e muita dedicação.
Food Service
Segmento de food service aposta em receitas que tragam conforto e saudabilidade para manter o crescimento em 2023
Veja aqui os desafios do segmento de food service para manter o crescimento em 2023