Food Service
Pesquisa de satisfação para confeitarias
Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra e no pós venda.


Pós-venda: entenda a importância da pesquisa de satisfação
É fundamental acompanhar a jornada do cliente também após a compra
Um assunto essencial para os negócios é saber a forma de atrair o cliente através de um bom atendimento, e também, do pós venda. Uma boa pesquisa de satisfação torna possível entender as dores e as necessidades dos clientes que frequentam o seu estabelecimento.
Hoje em dia, o que diferencia uma empresa da outra não é mais o preço ou o produto/serviço que ela oferta, e sim, a experiência que ela entrega para os seus clientes - sendo ela de qualquer tamanho e segmento. O cliente espera um padrão de excelência que exige uma experiência única.
Dentro dessa experiência existem alguns fatores, como o atendimento, a cortesia e a qualidade da experiência. Se você quer saber mais sobre essa jornada de compra e a importância da pesquisa de satisfação nesse processo, continue lendo o nosso conteúdo especial para descobrir!
Jornada do consumidor: experiência de compra e o papel da pesquisa nesse processo
Assim que um potencial cliente conhece o seu negócio, o objetivo é sempre surpreendê-lo de uma forma positiva, por isso, é essencial manter o nível de qualidade para fazer com que ele permaneça. Afinal, o cliente sempre chega com uma expectativa, mas quando ela é quebrada e ele se decepciona, isso pode prejudicar futuras interações com a marca.
O ato de decepcionar chama-se fricção, que é um tema que precisa ser tratado com muito cuidado, pois são desgastes que acontecem na relação com o cliente. Naturalmente, essa fricção prejudica toda a sua jornada. Quando acontece essa decepção, é importante ter em mente que é preciso pensar em formas para reverter isso e entender porque os clientes não voltam ou porque eles reclamam.
O que impede também que novos clientes cheguem até a sua marca, pois atualmente, a primeira coisa que uma pessoa faz quando descobre um novo negócio ou marca que vai solucionar algum problema que ele tenha, é pesquisar na internet por reclamações e pela experiência de outros consumidores.
Dicas para avaliar o comportamento do cliente através de pesquisas de satisfação
Um ponto que pode ajudar a metrificar se o cliente gostou ou não da experiência que teve na sua padaria ou confeitaria, é quantas vezes ele retorna, no caso de um estabelecimento físico, ou quantas vezes ele compra em um ambiente online, por exemplo. Só que para isso, é preciso estar sempre atento ao comportamento desses consumidores, isso se dá através de pesquisas prévias e também pesquisas de satisfação após o produto ou serviço serem adquiridos. Confira a seguir algumas dicas para realizar a pesquisa de satisfação:
1. Questionários online: crie um questionário online no Google Forms e envie por e-mail para os clientes após a visita à padaria ou confeitaria.
2. Pesquisas em papel: coloque formulários de pesquisa em papel perto do caixa ou em áreas de espera da padaria para os clientes preencherem (importante: tente priorizar a solução online para reduzir o uso de papel no seu estabelecimento e diminuir os prejuízos ao meio ambiente).
3. Comentários nas redes sociais: incentive os clientes a deixarem feedback e avaliações nas páginas de mídia social da padaria através de comentários em posts ou stories.
4. Entrevistas presenciais: designe alguém da equipe para perguntar de forma casual durante o atendimento ou através de um momento específico para coletar feedback.
5. Caixa de sugestões: coloque uma caixa de sugestões visível na padaria onde os clientes possam deixar comentários de forma anônima.
Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra, no pós venda, nesse sentido a pesquisa de satisfação faz toda a diferença e essas abordagens podem ajudar a obter uma visão abrangente da satisfação do cliente e identificar áreas para melhoria em sua padaria ou confeitaria. Se você quer saber mais sobre estratégias aplicadas na jornada do cliente, cadastre-se para conferir o curso Jornada Massa na Academia de Negócios Bunge: https://academiadenegociosbunge.com.br/
Confira também
Negócios
5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras
Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros
Confeitaria
Interior do croissant está sem alvéolos.
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Positividade com relação à Copa do Mundo para o Food Service
A Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar.
Confeitaria
Massa flora perdeu a crocância depois de recheada.
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Qual o papel do fermento nas receitas de padaria e confeitaria?
O uso do fermento necessita de alguns cuidados e expertise do profissional da padaria ou confeitaria para que não ocorram problemas.
Food Service
Inverno: como preparar o seu cardápio para essa sazonalidade?
Os dias frios pedem pratos que aqueçam o estômago e o coração. Nessa época os grandes favoritos são as receitas de sopas, cremes e caldos, sempre acompanhados de um pãozinho especial e delicioso.
Negócios
Confeiteiro iniciante: tudo que você precisa saber para começar na carreira
É importante também sempre se questionar do que está sendo dito e também ter a mente aberta para ter ideias novas. É importante também sempre se questionar do que está sendo dito e também ter a mente aberta para ter ideias novas
Food Service
Receita de chef da Academia Bunge: Mil-Folhas
Uma sobremesa excelente para acompanhar o chá da tarde ou deixar a ceia de natal perfeita para encantar os seus amigos e familiares.
Food Service
Dicas de fermentação natural
A farinha de trigo desempenha um papel fundamental em qualquer receita que dependa da fermentação natural devido às suas propriedades.
Food Service
Pizza tradicional ou pizza invertida: entenda as diferenças
A principal diferença entre uma pizza tradicional e uma pizza invertida está na ordem dos ingredientes e na maneira como a pizza é montada e assada.