Food Service
A volta da indulgência: como atender esse novo comportamento do consumidor
A indulgência na gastronomia também costuma estar associada a momentos especiais, onde a comida é usada para criar memórias sensoriais e emocionais.



A volta da indulgência: como atender esse novo comportamento do consumidor
Alimentos proporcionam uma experiência sensorial prazerosa e gratificante
Na gastronomia, o termo "indulgência" refere-se ao ato de permitir-se prazer ou satisfação, muitas vezes associado ao consumo de alimentos ou bebidas indulgentes, que são caracterizados por seu sabor rico, textura cremosa, alto teor calórico e, por vezes, ingredientes luxuosos.
A seguir iremos falar sobre esses itens gastronômicos de indulgência que são frequentemente considerados como um deleite ou luxo, destinados a proporcionar uma experiência sensorial prazerosa e gratificante.
Quer saber mais sobre o que são os alimentos indulgentes e como você pode implementar na sua confeitaria ou padaria? Continue lendo!
O que é indulgência e como ela pode ser aplicada na gastronomia
A indulgência na gastronomia vai além da simples nutrição e necessidades alimentares básicas do dia a dia, como o famoso arroz com feijão; é uma celebração do prazer culinário como aqueles momentos de “eu quero, eu posso” que são uma espécie de gratificação. Durante a pandemia, esse tipo de consumo foi deixado de lado, no entanto, agora, os consumidores estão buscando mais produtos por indulgência.
De acordo com o coordenador da Academia Bunge São Paulo, Bruno Mencacci, as festas de fim de ano são épocas realmente bem indulgentes, para o padeiro por exemplo é possível explorar muitos sabores e bolos também aromatizados com canela, gengibre traz uma carinha de Natal. “Os brownies também estão de volta e para a época de Natal é muito importante pensar também em receitas que tenham um bom acabamento, pois ficarão expostas na mesa”, aponta. Além disso, pensar em receitas que usem balas ou chocolates para decorar também podem ficar expostas na mesa.
Os alimentos indulgentes podem incluir pratos ou sobremesas elaborados, ricos em ingredientes, como chocolates, cremes, manteiga, açúcares e outros elementos que contribuem para uma experiência gustativa diferenciada. Além disso, podemos incluir aqui os salgadinhos, doces, balas, bolachas, entre outros itens que são os queridinhos das crianças, mas que ganharam também o gosto de muitos adultos. Além disso, os doces sem açúcar também são destaque, tais como os brigadeiros elaborados à base de coco sem lactose, especialmente em eventos como aniversários e casamentos, onde a ênfase reside na surpreendente combinação de decoração, recheio e tamanho.
Momentos de indulgência: como os restaurantes podem aproveitar a onda
A indulgência na gastronomia também costuma estar associada a momentos especiais, happy hour com os amigos, celebrações e ocasiões festivas, onde a comida é usada para criar memórias sensoriais e emocionais. É uma abordagem que valoriza não apenas a função nutricional dos alimentos, mas também a dimensão hedonística da alimentação, reconhecendo o prazer como um componente vital da experiência gastronômica.
As previsões estimam um aumento de 7% no faturamento das empresas do setor em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme aponta a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Por isso, uma ótima dica é oferecer aos clientes a chance de dedicar seu tempo a desfrutar dessas recompensas tão merecidas após mais um ano desafiador que se encerra. Com as festividades de fim de ano se aproximando, emerge uma oportunidade excepcional para impulsionar o consumo dessas delícias.
Nesse sentido, torna-se imperativo apresentar vitrines e cardápios irresistíveis, transformando-se em opções irresistíveis para os apreciadores de doces. É crucial destacar que a apreciação dessas indulgências varia entre as diferentes classes sociais e níveis de poder aquisitivo. Portanto, visando atender cada vez mais ao diversificado público, tanto o comércio quanto as indústrias alimentícias passam por reinvenções contínuas, proporcionando conveniência em todos os aspectos do serviço.
Confira também
Food Service
Qual o papel do fermento nas receitas de padaria e confeitaria?
O uso do fermento necessita de alguns cuidados e expertise do profissional da padaria ou confeitaria para que não ocorram problemas.
Food Service
Farinha específica para pastéis
Saber escolher a farinha ideal para salgados, principalmente pasteis, é fundamental para um bom resultado.
Confeitaria
Interior do croissant está sem alvéolos.
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Conheça as raízes do Bolo Fraisier e detalhes por trás da famosa receita francesa
A sobremesa é uma receita clássica da confeitaria francesa e muito apreciada em diversos locais do mundo.
Food Service
O pão de fermentação natural é melhor ou não? O que dizem os especialistas
O pão de fermentação natural é uma tendência crescente..
Negócios
Treinamento de balconista: como atender o cliente na padaria ou confeitaria
Colaboradores possuem um papel fundamental para gerar experiências positivas para o cliente em um estabelecimento.
Negócios
A História do Pão
Conhece a história do querido pãozinho? Vem ver!
Food Service
Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja
O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções
Panificação
O miolo do meu pão está seco
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Para que serve o reforçador?
O reforçador é fundamental para melhorar o desempenho das proteínas.