Food Service
Problemas comuns na fermentação natural e como resolver
A fermentação natural é sensível a fatores externos, como temperatura e umidade.


A fermentação natural, continua em destaque nas padarias, mas os profissionais que estão começando podem enfrentar desafios.
Muitos padeiros enfrentam dificuldades com o tipo de fermentação devido à falta de conhecimento e à pressa para obter resultados rápidos nesse processo
. Neste artigo, exploramos os problemas mais comuns e as soluções para garantir um pão de qualidade.
Falta de paciência e conhecimento prático na técnica de fermentação natural
Um dos principais desafios na panificação é a falta de paciência e treinamento. Conforme aponta Sérgio Fagundes, Chef da Academia de Negócios Bunge, “a fermentação natural não é como antigamente pela pressa das pessoas”, ressalta.
Ainda segundo o especialista, o erro mais comum é querer acelerar como a fermentação ocorre, o que compromete a textura, o sabor e a qualidade do pão de fermentação natural. “Hoje, a alta produção tomou o lugar da qualidade, mas é possível voltar a produzir bons pães com tecnologia e cuidado”, complementa.
Como resolver:
- Aprenda e pratique: invista tempo para entender os princípios da fermentação natural. Assista a vídeos e participe de cursos.
- Dê tempo ao fermento: respeite o tempo de maturação da massa, permitindo que o fermento trabalhe naturalmente.
Sérgio destaca ainda que “o fermento natural é um organismo vivo e precisa trabalhar devagar, consumindo os açúcares do trigo e produzindo gás carbônico para deixar o pão mais leve”.
Não ter um ambiente adequado para produzir itens de fermentação natural
O fermento natural é sensível a fatores externos, como temperatura e umidade. No Brasil, especialmente em regiões de clima subtropical úmido, como o Sul, essas condições podem variar muito.
Sérgio comenta: “Às vezes, no mesmo dia, temos todas as estações, vento, chuva e calor, complicando o cultivo do fermento”.
Como resolver:
- Controle o ambiente: use equipamentos, como câmaras de fermentação, para criar um clima mais estável.
- Adapte-se ao clima local: observe as condições do dia e ajuste a hidratação da massa ou o tempo de fermentação conforme necessário.
Utilização de ingredientes em falta ou em excesso como o fermento
Outro erro frequente é usar muito fermento na tentativa de acelerar o processo. Isso resulta em um pão que pode crescer rápido, mas perde em sabor e textura.
Sérgio relata: “É comum ver pessoas usando um monte de fermento para produzir rápido. O ideal é usar uma quantidade mínima e deixar o tempo fazer o trabalho”.
Como resolver:
- Siga as proporções corretas: utilize receitas confiáveis como base e evite alterar as medidas sem experiência prévia.
- Tenha paciência: a fermentação natural não pode ser apressada. Sérgio reforça que “esse processo exige paciência e prática para alcançar resultados consistentes”.
Falta de consistência do preparo de receitas de fermentação natural
A dificuldade em manter a consistência no preparo é outra reclamação comum, especialmente entre os padeiros iniciantes. O resultado pode variar segundo o preparo do levain (fermento natural), e os cuidados, como a hidratação da massa ou controle da temperatura.
Como resolver:
- Estude o comportamento do levain: alimente-o regularmente e observe como ele reage às mudanças de temperatura e ingredientes.
- Documente o processo: anote as proporções, os tempos e as condições climáticas de cada produção para identificar padrões e corrigir falhas.
A importância da prática na produção de itens de fermentação natural
Como enfatiza Sérgio, “a fermentação natural exige que o padeiro conheça o dia a dia do processo”. Ainda segundo o especialista, a fermentação natural é uma arte que demanda paciência, prática e atenção aos detalhes.
Apesar das dificuldades, seus benefícios em sabor, textura e saúde superam os desafios do preparo. “Invista em conhecimento, respeite o tempo do processo e adapte-se às condições locais”, complementa.
Não basta assistir a vídeos; é necessário aplicar as dicas, na prática. Ele também alerta que muitos padeiros cometem erros por falta de treinamento adequado e paciência: “Hoje, estamos em um ritmo acelerado, mas o pão de fermentação natural exige um cuidado que não se pode apressar”, finaliza.
Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o curso de fermentação natural na área logada da Academia de Negócios Bunge!
Confira também
Negócios
5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras
Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros
Negócios
Preço dos alimentos no mercado brasileiro
Preços dos alimentos tem queda, mas ainda preocupa os brasileiros
Negócios
Estoque sazonal: qual a melhor forma de fazer a gestão?
Estoque sazonal: qual a melhor forma de fazer a gestão?
Food Service
Congelar ou ultracongelar?
Normalmente é utilizado um equipamento com o processo do ultracongelador. Com ele, os alimentos não perdem a característica inicial.
Food Service
3 erros comuns para evitar na fermentação natural
O processo de fermentação natural exige cuidados diários para não perder a massa produzida.
Negócios
Associação Brasileira de Franchising divulga os números de 2022
Setor de franquias ganha ritmo e cresce 18,7% no 3º trimestre
Negócios
4 motivos para comer pão mais vezes na semana
Longe de ser o vilão das dietas, saiba mais sobre o pãozinho
Negócios
Aposte em um Espaço Instagramável e transforme completamente a presença de sua empresa nas redes sociais!
Aqui, veremos como um espaço instagramável eleva o seu negócio.
Food Service
Inverno: como preparar o seu cardápio para essa sazonalidade?
Os dias frios pedem pratos que aqueçam o estômago e o coração. Nessa época os grandes favoritos são as receitas de sopas, cremes e caldos, sempre acompanhados de um pãozinho especial e delicioso.
Food Service
Farinha específica para pastéis
Saber escolher a farinha ideal para salgados, principalmente pasteis, é fundamental para um bom resultado.